Os benefícios da Banana

Gostou do post?

Benefícios da banana

A banana é uma das frutas mais populares no mundo: além de nutritiva, contém fibras e antioxidantes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos.

Conheça a Dieta de 21 Dias, você vai se surpreender. Assista o vídeo aqui.

A banana é um alimento prático, saudável e altamente nutritivo. Muitos atletas costumam consumir essa fruta antes, durante e depois dos treinos. Mas, os benefícios à saúde não se restringem a quem pratica uma atividade física, veja abaixo alguns benefícios da banana:

  • Ideal para baixar a pressão arterial.
  • Ajuda a normalizar o trânsito intestinal, sem o uso de laxantes.
  • A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.
  • Comer uma banana entre as refeições possibilita a manutenção dos níveis de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.
  • Acalma o sistema nervoso.
  • Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos.
  • Garante a saciedade por mais tempo e segura a fome.
  • A banana ajuda melhorar a sensação de bem-estar.

(Quer saber como mais de 1.500 Mulheres conseguiram perder até 10 KG em 17 dias? Clique aqui e veja como!!! )

Composição e Propriedades da Banana

No caso da banana verde, ela é rica em amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por esse motivo, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitamina C e vitaminas B1, B2, B6, além dos seguintes minerais: magnésio, ferro, cálcio e ácido fólico.

A banana também contém compostos antioxidantes podemos citar a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina.

A banana verde é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato indigerível.

Por isso a biomassa de banana verde é tão saudável: o amido resistente não é digerido no estômago e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos.

Esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura. Ele também desempenha um efeito semelhante ao das fibras porque provoca a sensação de saciedade mais rapidamente e resulta em um maior controle da glicose no sangue.

A banana verde é fonte de probióticos (que nutrem nossa flora microbiana intestinal) e simbióticos (que aumentam a quantidade de bactérias benéficas como os lactobacilos).

(Quer saber como mais de 1.500 Mulheres conseguiram perder até 10 KG em 17 dias? Clique aqui e veja como!!! )

Tipos de Banana

Não existe um tipo que seja muito melhor nutricionalmente que as outras. O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes. Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura delas.

Banana prata. Ideal para preparação de vitaminas e comer in natura

Banana-da-terra. Boa para cozinhar, assar ou fritar.

Banana nanica. Indicada para fazer bolos.

Banana-ouro. É a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas.

Banana maçã. Excelente para comer ao natural e fazer purês.

Opções de como consumir a banana não faltam, basta ter criatividade para usar essa fruta tão versátil.

  • Para um lanche entre as refeições: corte uma banana em rodelas em um pote.
  • Você também pode preparar um bolo de banana saudável sem glúten.
  • Outra boa opção é uma vitamina de banana, sugestão de Ingredientes: Um copo de leite, uma ou duas bananas, 2 colheres de sopa de aveia, uma colher de sopa de mel, se preferir mais docinha, aumente a dose de mel ou acrescente açúcar a gosto, e leve tudo ao liquidificador e coloque gelo.

A banana pode ser consumida por diabéticos?

Existe opiniões contraditórias sobre se as bananas são boas para diabéticos ou não. Já sabemos que as bananas são ricas em amido e açúcar: poderíamos esperar que causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, as bananas não elevam os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que outros alimentos.

Claro, assim como com quaisquer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, diabéticos devem monitorar com cuidado seus níveis de açúcar no sangue após o consumo.

Ou seja, o consumo de banana por diabéticos parece não apresentar qualquer efeito adverso grave, mas deve ser consumido com moderação e orientação de nutricionista ou médico especializado.

(Quer saber como mais de 1.500 Mulheres conseguiram perder até 10 KG em 17 dias? Clique aqui e veja como!!! )

Será que a banana pode ser usada na pele e nos cabelos?

Para quem gosta de opções naturais, a banana pode ser usada como cosmético no tratamento de cabelos e da pele. A banana pode atuar como um hidratante natural para pele. As vitaminas e minerais da banana restauram a umidade perdida e repara a pele danificada, cansada e seca.

Você também pode optar por usar a banana para hidratar e nutrir os cabelos.

Veja abaixo uma lista com os benefícios da banana:

a) Sistema nervoso

Por ser rica em vitaminas do complexo B – são quatro presentes na banana: B1, B2, B6 e B12 – essa fruta auxilia diretamente o sistema nervoso.

b) Anemia

A banana contém muito ferro, que estimula a produção de hemoglobina. Portanto, incluir o seu consumo na dieta é uma forma eficiente de ajudar a combater a anemia.

c) Recuperação muscular

A banana sempre foi famosa por ajudar a evitar as câimbras. Isso acontece porque esta fruta contém magnésio, que ajuda a relaxar os músculos, a transportar energia e também auxilia a síntese de proteínas.

d) Melhora no humor

Outro componente da banana é o Trypotophan, um aminoácido precursor da serotonina. Ele está diretamente relacionado aos processos bioquímicos de humor e sono. Assim, ela ajuda a combater problemas emocionais e também reduzir o estresse.

e) Ajuda a emagrecer

Além de ser rica em fibras, que regulam o fluxo intestinal. A banana também proporciona a sensação de saciedade. Portanto, ela é ideal para ser consumida entre as refeições. Um alimento nutritivo e com baixo teor calórico.

f) Disposição física e mental

A banana possui três tipos de açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose, isso faz com que os estoques de energia do corpo sejam regulados. Dessa forma, o cansaço físico e mental é reduzido.

g) Combate ao fumo

Quem deseja parar de fumar pode ter a banana como um importante aliado. As vitaminas presentes em sua composição, o potássio e o magnésio, ajudam o corpo a recuperar e suprir a falta da nicotina no organismo.

h) Controle da pressão arterial

O potássio ajuda a reduzir naturalmente a quantidade de sódio no corpo. Por conta disso, a banana pode ajudar a combater a pressão alta e também o risco de derrames e enfartos.

i) Acabar com a ressaca

Por atuar diretamente no sistema digestivo, a banana acalma o estômago. Quando misturada a outros alimentos, como o mel e o leite, o efeito de alívio no dia após a bebedeira pode ser ainda mais eficiente. A dica é fazer uma vitamina de banana e mel, ao invés de apelar para os remédios.

(Quer saber como mais de 1.500 Mulheres conseguiram perder até 10 KG em 17 dias? Clique aqui e veja como!!! )